O menor é o maior

manchetes-papabr-fazenda-atualiza-pol

Jesus pegou então uma criança, colocou-a junto de si e disse-lhes: ‘quem receber esta criança em meu nome estará recebendo a mim. E quem me recebe estará recebendo aquele que me enviou. Pois aquele que entre todos vós for o menos, esse é o maior. (Lc 9,47b-48)

Duas coisas me chamam atenção nessa passagem: primeiro o fato de que o Senhor pega uma criança e coloca junto de si. Algumas vezes vamos ver Jesus se relacionando com as crianças no Evangelho ou falando delas. Eu não sou exegeta nem biblista, muito longe estou disso; partilho apenas as minhas impressões e, nesse caso, vejo um Jesus sorridente. Convenhamos, as crianças da Galiléia de 2000 anos atrás não diferem das crianças da América do século XXI. São crianças e, tanto para aquelas como para estas, o que importa é o sorriso. Elas não se aproximam de um antipático! Não se aproximam de um carrancudo, nem muito menos se sentem à vontade, se deixam abraçar.

Uma amiga minha, professora primária na Itália, me contou uma vez que, para as crianças, alegria e simpatia eram sinônimos de bondade e beleza. Achei interessantíssima essa observação. Essa minha amiga dá aulas para crianças de 7 anos de idade e me disse que, quando ela chegava na escola um pouco triste, as crianças diziam: professora, você está feia hoje! Para as crianças o mau é sempre feio (por isso a absurda e esdrúxula cultura do feio nos desenhos animados que tentam fazer as crianças acreditar em heróis de aparência terrível… mas isso é outro assunto), e o bem é sempre belo, alegre, colorido e sorridente. Nelas, o conceito de bondade e beleza se confundem, como em Deus. Eu não sou psicólogo, nem pedagogo, nem trabalho atualmente com crianças, mas acredito que istou que estou falando é absolutamente certo pela experiência que eu tenho e pelo testemunho de outras pessoas.

Então, voltando ao assunto, acho que podemos “corrigir” alguma imagem distorcida na nossa mente a respeito de Jesus se olharmos o evangelho com o olhar de uma criança. Como você imagina Jesus?

Uma outra coisa muito importante, ao meu ver, nesse pequeno trecho do Evangelho é a frase de Jesus: o menor é o maior. Puxa vida! O menor, o mais simples, o mais humilde, o que serve é o maior. Aos olhos humanos, e até mesmo as olhos de homens cristãos como nós, isso não passa de uma teoria (para não dizer, uma quimera). Porque, no fundo e na prática, honramos os grandes e queremos ser grandes. Não quero aqui fazer uma ode ao complexo de inferioridade, mas sim confrontar a nossa vida com o Evangelho, a lei máxima! Tantas palavras bonitas tornam-se vazias se não se confrontam com a verdade clara e evidente do Evangelho. No Reino de Deus, o menor é o mais importante. Convenhamos: o “menorzinho” de uma família, não é  o paparicado da vez? Aquele que está enfermo, que não pode fazer coisa alguma, que está de cama, não se torna o mais importante para aqueles que o amam? Sabe porque o Evangelho parece que está de cabeça para baixo? Porque nós temos a visão invertida das coisas! O Evangelho é regido pelo AMOR e nós somos comandados, ou pelo menos fortemente influenciados, pelo poder, prazer e possuir. Pensemos nisso da próxima vez que formos preteridos em alguma coisa, que nos derem serviços mais humildes ou que não nos derem as “honras” que achamos que merecemos mais ou menos justamente.

4 pensamentos sobre “O menor é o maior

  1. Espero que continue postando Homilias suas, pois são de grande valor.
    Parabéns pelo blog e um “grande abraço brasileiro”.
    Valeu Pe. Léo!

  2. Muito obrigado. Como gosto de dizer, a internet é o “Aerópago” do século XXI e quero poder contribuir com aquilo que posso na minha pequenez para falar nesse palco mundial!
    Deus te abençoe.

Deixe um comentário

