Você sabe rezar o Pai-Nosso?

Esse texto de minha autoria foi publicado pela revista Shalom Maná esse mês.

pai_nosso 1Obviamente que sua resposta à essa pergunta é sim. Quem não sabe rezar o Pai-Nosso? Talvez você espere que, com esse título, eu esteja a ponto de dizer coisas do tipo: “Não, você não sabe rezar o Pai-Nosso porque você não sabe perdoar aos que lhe tem ofendido”.

Bem, isso até pode ser verdade, pode até ser… mas não é  exatamente isso que eu quero lhe falar. Quero saber se você sabe dizer as palavras da oração que o Senhor nos ensinou.

“Que absurdo!” – você pode protestar – “Está pensando que por acaso eu sou um analfabeto religioso? Que nunca fui ao catecismo?”. Bom, calma, claro que não penso isso. Mas tenho observado algumas coisas engraçadas na nossa liturgia que ocorre, não só entre pessoas simples e de humilde condição, mas até mesmo em rádios católicas, entre as pessoas que se dizem informadas e preparadas. Não é por culpa de alguém, mas sim porque simplesmente muitas vezes não prestamos atenção a certos detalhes ou nos viciamos em erros banais.

Vamos lá:

– Pai nosso que estais nos céus…

Até aqui acho que quase ninguém erra. É plural e somos mesmo habituados a dizer no plural.

Uma coisa importante antes de continuar: toda oração litúrgica, ou seja, as orações oficiais, que estão nos livros litúrgicos tais como o Missal, os livros dos sacramentos, dirigem-se a Deus na segunda pessoa do plural. Preste atenção, na missa e nos diversos sacramentos só se dirige a Deus, Jesus, o Espírito Santo, com o “vós”. Esse é chamado o plural majestático, mas isso não tem importância para nós agora, o importante é saber que, na liturgia, não tratamos nenhuma Pessoa Divina com o pronome “tu” ou “você”.

Voltemos ao Pai-Nosso:

– Seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu.

Agora sim, um erro comum, pois muita gente coloca o plural aqui, mas aqui é no singular! Então decore bem e veja se você  não está rezando errado: o primeiro é “nos céus” e o segundo é “no céu”.

Alguém poderia me argumentar que na Bíblia (algumas versões) coloca tudo no singular, tanto o primeiro quanto o segundo. Porém, o correto é a versão oficial, litúrgica, presente em latim e em todas as outras traduções.

Nem vou comentar que tem muita gente – muita gente mesmo! – que diz assim:

– Venha a nós ao vosso reino.

Meu Deus, o que quer dizer essa frase? Nada! Está completamente errada, tão errada que não tem sentido. O certo (e acredito que os meus leitores sabem) é:

– Venha a nós o vosso reino.

Bom, até agora eu acredito que a maioria dos que estão lendo esse artigo admita que nunca errou, e que sempre reza o Pai-Nosso como eu estou ensinando. Ok. Vamos ver agora se você diz isso:

– Perdoai-nos as nossas ofensas…

Ah, peguei você não foi? Duvido muito que a maioria das pessoas diga “perdoai-nos”. Pois é, é assim que está no Missal, a versão oficial: perdoai-nos. Pois nós pedimos perdão a Deus e não que Deus perdoe os pecados… PERDOA, SENHOR A NÓS DOS NOSSOS PECADOS: perdoai-nos os nosso pecados.

Agora tente rezar lendo pausadamente o Pai-Nosso, como Jesus nos ensinou e a Santa Igreja nos transmitiu:

Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.

Ah, já ia me esquecendo, na Missa não se diz o amém no final do Pai-Nosso.

Espero que eu tenha feito jus ao ditado que diz que ninguém pode ensinar Pai-Nosso a vigário!

Obs.:
Já publiquei uma formação muito semelhante de autoria da Emmir, que fora publicada na Revista Shalom Maná e no Portal da Comunidade Católica Shalom.
Anúncios

10 pensamentos sobre “Você sabe rezar o Pai-Nosso?

  1. Pe. Léo, e ao rezar o Pai-Nosso na missa, quais “gestos”(tipo…estender os braços, ou ficar de mãos postas) indicados para a assembléia e para o Padre?

    Obrigado!

  2. Oi Padre Leo. Gostei de forma “supimpa” o que o Senhor ao se referir sobre “o vosso reino”. Eu mesmo ao rezar esta belíssima oração, não sei se tem outro termo em latim, digamos, mais adequado a ela – pois não sou o “cara”, como o Senhor, 😛 – neste trecho referido anteriormente. Abraço. Shalom. Deus lhe abençoe!

  3. Ah desculpa, por dois erros meus, sou uma toperira para digitar. Esqueci de retirar o “o” e tirar o nome que pus no campo “site”. Shalom!

  4. eu sempre rezei certo! ahê! mas acho que às vezes errava a do “Venha nós o vosso reino”! heheheheheheheheh! LoL! Valeu por ter colocado aí!! Paizão!

  5. Já tinhamos conversado a respeito disso!
    Confesso que o “nos céus” eu ficava em dúvida. É até compreensível: existe mais de um céu, na concepção que temos de céu hoje?
    O fato é que esse(s) “céu(s)” lá no texto litúrgico está em sentido religioso, não astronômico, digamos assim; como há na Bíblia.
    Outra coisa interessante é o plural majestático. Você diz que nas orações oficiais é a norma, mas em orações proferidas pelo povo – nas orações proferidas ao altar, como a coleta – qual é a orientação da Igreja? Usa-se o tratamento por vós ou pode ser usado o tu, ou até mesmo o você?
    Cá entre nós em orações já soube de tratamentos como “Cara”, Brow”, “Chapa”… Não acho ruim, mas Deus e a Igreja é que sabem.

  6. Pe Leo, sempre me preocupo em rezar o Pai Nosso, porem tem uma coisa q eu queria esclarecer no final, tem pessoas q só faltam esmagar nossa mão, isso é certo?esse gesto é preciso?

    • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Não. Na missa não é previsto nenhum gesto para se rezar o Pai-Nosso da parte do povo, nem levantar as mãos, nem pegar a mão do visinho. Só o padre é obrigado a levantar as mãos, como para toda oração litúrgica.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s