Alegria

Os discípulos ficaram cheios de alegria… (Jo 20,20)

Queridos irmãos, Cristo Ressuscitou, aleluia!

Alegria!

Sim, essa palavra é muito importante na Páscoa. Alegria porque Jesus ressuscitou! Nosso Senhor venceu a morte, venceu o pecado, deu-nos a salvação, a Vida. Deu-se a si mesmo pois ele é a Vida, ele é a Paz.

Shalom Alehem: Paz a vós! Esse é a alegre saudação de Jesus ressuscitado aos seus discípulos. PAZ! Paz que se traduz imediatamente em imensa alegria.

Essa alegria é uma característica nossa, dos cristãos. Diz um ditado: um santo triste é um triste santo. Na verdade, seria melhor dizer: não é santo! Não que a gente não possa ter momentos de tristeza, isso é mais do que normal, até Jesus teve momentos de grande tristeza e diz o Evangelho que Jesus chorou com a morte do seu amigo Lázaro. Mas eu falo de uma alegria mais profunda, uma alegria que nos deve caracterizar de modo fundamental: nós, cristãos, somos FUNDAMENTALMENTE alegres, felizes. Sim, se essa alegria e felicidade não estiver entranhada em nós, há algo de errado. Se essa alegria não permear toda a nossa vida, nossa convivência com as pessoas, nosso trabalho, nossa oração, enfim, nosso dia-a-dia, temos que questionar fortemente a nossa fé no Ressuscitado!

Às vezes somos tão fixados na luta contra o pecado, na retidão moral, naquilo que “não podemos fazer” porque somos cristãos, que esquecemos que a vida cristão não é algo negativo, um monte de normas do que a gente não pode e outro tanto do que a gente deve. Não é bem assim. A vida em Cristo, a nossa fé não é simplesmente uma moral, mas é alegria e paz, é salvação, é gozo, é vitória, é esperança, é AMOR acima de tudo!

Portanto, nesse tempo de páscoa, convido a cada um a cultivar esse dom inestimável da alegria cristã. Anunciar a alegria da ressurreição, anunciar a misericórdia de Deus através do seu filho Jesus, anunciar que não existe mais condenação para aqueles que amam de verdade o Senhor. Sua vitória foi por nós, é a nossa vitória. Ele derrota o medo dentro de nós, como destruiu o medo no coração dos discípulos trancados em casa. Não tenhamos medo, expulsemos do nosso coração essa erva daninha do inimigo de nossas almas. Não tenhamos medo de não sermos perdoados, de sermos rejeitados, excluídos. Não tenhamos medo de não sermos compreendidos, amados, acalentados. Cristo ressuscitou, por amor, ele venceu. Ele está no meio de nós a nosso favor e jamais contra nós. Ele nos defende e não nos acusa. Ele nos abraça e acolhe e fará de tudo para que sejamos felizes, já nessa vida, mas em função da felicidade infinita do Céu.

Alegria! Cristo Ressuscitou! Aleluia!

6 pensamentos sobre “Alegria

  1. Olá Pe. Leonardo, tudo bem? Gostaria de agradecer pelo seu blog, instrumento de evangelização. Li seu texto sobre a “Teimosa Perseverança” e adorei. Foi muito bom para mim que há uma tempo venho “lutando contra eu mesmo”. Graças ao próprio Deus tenho confiado na sua misericórdia e ALEGRIA! Ontem mesmo foi um tempo propício para isso na Festa da Misericórdia. Assim como fala o Frei Raniero Cantalamessa, quando Deus julga ele quer tornar o homem justo e não condená-lo.
    Gosto de escrever também. Depois se quiser me mandar seu e-mail te envio um texto que escrevi nessa Páscoa “1º de Abril: dia da Verdade”. Grande abraço e que Deus te abençoe. Com sua benção, Mateus.

  2. Feliz Páscoa!!!!
    Cristo verdadeiramente ressuscitou! Aleluia! Aleluia!

    Com tantas provas de amor do nosso amado, não há mesmo como ser infeliz… aliás, não há nem espaço para a tristeza.

    Ele é a nossa alegria!

    • “Deus é a nossa alegria
      Não há motivos pra chorar, se emburrar, desanimar.
      Deus é a nossa alegria!
      Ele é a nossa paz, com Ele eu sou mais feliz!”

  3. QUERO SEMPRE DIZER Q SE NAO FOSSE DEUS EU NAO SERIA NADA;TODAS AS HORAS RUINS Q PASSEI ATE HOJE SE NAO O FOSSE NAO ESTARIA CHEGADO ATE AQUI;MINUTOS ATRAZ TRISTE ESREVI A APALAVRA ALEGRIA E LI A MENSSAGEM E OS DEPOIMENTOS Q SEMPRE NOS DA A FORÇA E SEMPRE É COM O CAMINHO DE DEUS E DA VERDADE PODEREMOS VENCER. PAZ FE SABEDORIA;ESTAMOS SO SENDO TESTADOS PARA SER OS MELHORES E SO OS MELHORES AUENTA ESSA LOUCA PRESSAO.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s