Frases de um Ateu

Olá Pessoal,

Acabei de ler um livro de um filósofo (professor de filosofia) brasileiro que se percebe ateu. Bom, o livro é muito simples, faz parte de uma coleção: “O que a vida me ensinou”.

Alguns dos seus conceitos colocados no livro eu questiono, mas de modo geral o livro é bom.

Mas, por se tratar de um crítico da Religião, achei muito interessante algumas frases do seu livro que gostaria de partilhar com vocês:

  • “A pessoa que vai para a ‘balada’ e fica com um, depois fica com outro e no próximo final de semana fica com mais outro, bem essa pessoa não é alguém que tem muitas possibilidades, e sim alguém com uma lacuna de sentimentos. Excesso de oferta muitas vezes é incapacidade de escolha.”
  • “Escolher é adotar certas posturas e deixar outras de lado.”
  • “O Equilíbrio não está em vivenciar tudo e qualquer coisa, mas em saber fazer escolhas sabendo que nem toda escolha é válida. Se toda escolha tiver validade, estamos no campo do relativismo, que é ausência de critério”.

(Mario Sergio Cortella – Viver em Paz para Morrer em Paz. Ed. Saraiva, pp. 42-43)

E aí? O que vocês acham?

Anúncios

7 pensamentos sobre “Frases de um Ateu

  1. É..nunca havia pensado que excesso de oferta é incapacidade de escolha… Concordo e acho que muitos jovens, por ainda nao saberem o que querem, optam por experimentar tudo..e acabam se perdendo ainda mais..ao invés de encontrar-se.

  2. Muito bom as frases e muito verdade também. “Escolher é adotar certas posturas e deixar outras de lado.” Gostei muito dessa e é isso mesmo, é inevitável. Quem não quer renunciar a nada, na verdade não quer mesmo é escolher. É mais fácil ter tudo, mas também é mais desastroso ne? Todas as nossas escolhas, terão consequencias. Jovens tudo é lícito mas nem tudo nos convém.

  3. Estava dando uma olhada no site como um todo. Achei muito refrescante ver uma página cristã que trata de questões delicadas com simplicidade e sensibilidade. Meus parabéns! Continue escrevendo, o mundo precisa!
    Que Deus o abençoe!

  4. “O Equilíbrio não está em vivenciar tudo e qualquer coisa, mas em saber fazer escolhas sabendo que nem toda escolha é válida. Se toda escolha tiver validade, estamos no campo do relativismo, que é ausência de critério”. Bom, dizer que nem toda escolha é valida, me lembra muito a passagem que diz que “Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém”, porém, no fundo, em toda escolha há um pouco de validade, visto que toda vivência gera conhecimento e aprendizagem para um futuro.

  5. O Equilíbrio não está em vivenciar tudo e qualquer coisa, mas em saber fazer escolhas sabendo que nem toda escolha é válida. Se toda escolha tiver validade, estamos no campo do relativismo, que é ausência de critério”.
    Bom, dizer que nem toda escolha é valida, me lembra muito a passagem que diz que “Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém”, porém, no fundo, em toda escolha há um pouco de validade, visto que toda vivência gera conhecimento e aprendizagem para um futuro. Relativismo não é simplesmente ausencia de critério, esta mais ligado a dizer que nao há verdade absoluta; porém ao simplesmente expressar-me estou sendo relativista.
    Talvez existam escolhas, e dentre elas, em um campo de validade há uma hierarquia entre boas escolhas e más escolhas, porém, até mesmo uma péssima escolha serve de aprendizagem e talvez, até de testemunho de que também existia uma possibildiade de escolha boa.

  6. Com essas frases lembro de uma fala de Bento 16 quando ele disse aos jovens que “quem não tem corágem de fazer escolhas sérias e definitivas na vida permanece sempre uma criança… Não tenham medo de escolhas eternas!”

    Não sei se a frase é exatamente assim, mas o sentido é esse.

    Abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s