Se você não usa…

If you don’t use it, do you lose it!

Outro dia esta lembrando esse ditado americano (não sei se também inglês). Não precisa ser muito bom para saber o que significa: se você não usa, você perde.

É um ditado muito interessante, pois vale pra tudo: aquela roupa que você tem pena de usar e que depois acaba ficando apertada “novinha” (isso vale mais para as mulheres…); aquele objeto que, de tão pouco ser utilizado, você acaba não sabendo mais onde colocou, ou seja, você perde.

Vale também para os músculos… essa é boa! Mas é verdade. Aliás, o que é a “atrofia” senão a perda por falta de uso?

O nosso organismo também elimina naturalmente aquilo que não ele não utiliza ou não serve mais para o nosso corpo (graças a Deus!).

Mas vale para coisas mais importantes ainda como uma amizade. Se você deixa de falar com aquela pessoa que você gosta, deixa de se encontrar com ela… Quantos relacionamentos acabados por falta de comunicação recíproca! Não é verdade?

O ditado também serve para o atleta, o artista, o técnico, o cientista… se você não exercita, usa a sua capacidade, aos poucos você pode perdê-la. Impossível ser bom, muito bom naquilo que se faz se não se exercita muito frequentemente, seja correr maratonas ou tocar violão.

Na verdade, gostaria de lembrar também uma coisa mais espiritual. Deus nos deu muitos dons. Lembra da parábola dos talentos? Aquele cara que teve medo do patrão e enterrou o seu talento? Pois bem, não nos esqueçamos disso. Deus nos deu o dom da oração, da amizade com ele. O Espírito Santo nos deu os seus carismas, desde os mais simples aos mais extraordinários. A caridade, a oração pessoal, a evangelização, a escuta de Deus, e tantos outros, são carismas que devemos “usar” constantemente sob o risco de perdê-los. É aquela velha história de “estou enferrujado”, não sei mais fazer isso que sabia tão bem antes.

Depois de um tempo afastado da oração, a pessoa sente natural dificuldade em retomar, a não ser que haja uma graça extraordinária. Mas não adianta ficar lamentando o leite derramado (estou cheio de ditados hoje…), mas sim RECOMEÇAR. Diz Santa Teresa: “para o mal de deixar a oração só existe um remédio: recomeçar”.

Se você não usa, você perde!

Vamos reconquistar, com força e coragem, aquilo que, por nossa fraqueza e negligência porventura tenhamos perdido ou estamos perdendo.

Deus abençoe a todos.

3 pensamentos sobre “Se você não usa…

  1. Poxa vida… esse foi um puxão de orelha muito bem dado, viu?! Risos!!! Quantas amizades se perdem, quantas se perderam… que bom que Deus nos dá a oportunidade de reconstruir e recomeçar… e o melhor é que uma amizade reconstruída, retomada, se torna também amadurecida, fortalecida, aberta ao perdão e muitas coisas que só posso chamar de “graças de Deus”.

  2. Santidade 15 X 14 Besteira. Oh la la! Tá ficando celho, mesmo …😄 Mas as besteiras foram divididas entre Besteira e Comédia, não? Então compensa, certo? Então, ainda tá bem…
    Saudades de ti, viu, Pe Léo!

  3. Muito bom heim Pe?hj uma pessoa me mandou um recado dizendo q a amizade é uma estrada de duas vias, me fiz de doido, não respondi e ela novamente mandou outro, falando exatamente isso: aquilo que vc não usa se perde e q aos poucos eu estou perdendo sua amizade, ela ainda disse mais aquilo que tem no pequeno principe q sou eternamente responsavel por aquilo que cativo, poise, me senti irresponsavel e até miservael pois eu sempre estou cativando alguem, sempre estou evangelizando e acabo não cumprindo aquilo q o Moyses sempre fala de cuidar dos peixes q pescamos, vou me policiar nisso.
    Na Alegria de ser Shalom!
    Dasfran

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s